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Projeto Anual

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    ” E viveram felizes para sempre! A importância dos contos de fadas na vida das crianças”

    Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de uma motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente. As crianças adoram criar, imaginar e inventar histórias. Utilizando contos de fadas como meio para desenvolver a criatividade infantil, ampliamos sua noção de mundo e como se relaciona com ele. A imaginação aguçada pela contação de histórias desenvolve uma série de habilidades na criança.

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    Desfrute este momento mágico com a turma da Educação Infantil!!!


    Neste ano letivo, o tema escolhido para o Projeto Anual e para a “4 ͣ Mostra Cultural” aos alunos do Ensino Fundamental foi a AFRICANIDADE.

    A Lei n˚ 11.645, de 10 de Março de 2008, art. 1˚ e o art. 26˚ da Lei n˚ 9394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação.

    “Art. 26 – Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.”

    Essa expressão, AFRICANIDADE, refere-se a raiz da cultura africana. Mostraremos os costumes da cultura africana, arte, dança, música, escrita, contos, mitologia, e todo o tipo de influência para o povo brasileiro.

     

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    Com que finalidade estudar Africanidades Brasileiras? Muitas são as finalidades por que devemos incluir Africanidade Brasileira no currículo escolar.

    • Ensinar e aprender como descendentes de africanos vem, nos mais de quinhentos anos de Brasil, construindo suas vidas e suas histórias, no interior do seu grupo étnico e no convívio com outros grupos;
    • Conhecer e aprender a respeitar as expressões negras que compõem a história e a vida de nosso país, mas, no entanto, são pouco valorizadas;
    • Compreender e respeitar diferentes modos de ser, viver, conviver e pensar; Discutir as relações, étnicas, no Brasil, e analisar a perversidade da assim designada democracia racial;
    • Refazer concepções relativas à população negra, forjadas com base em preconceitos.

    Queremos salientar, que em nenhum momento estamos induzindo a religião afro-descendente, aos nossos alunos, mas sim, estudando a cultura africana e sua mitologia num contexto geral, pois ela é a base de toda força da cultura africana.

    Como diz o poeta : “Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade…”

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